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Cuidados para adotar com as vendas de fim de ano

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Imensas filas, desistência das compras pelos clientes, reclamações de seguidores nas redes sociais: é provável que não é assim que você imagina as suas vendas de fim de ano, certo? 

Mas, para que as suas vendas sejam um sucesso e você comece o ano seguinte com o caixa da empresa cheio, é importante tomar alguns cuidados para gerenciar bem a alta demanda. 

Confira os principais cuidados, que deve ter nesse fim de ano:

Por que planejar suas vendas de fim de ano? 

Durante o final do ano, boa parte da população conta com dinheiro extra, devido ao décimo terceiro, férias e premiações, é preciso se planejar bastante. 

Dessa forma, você evita, dentre outras coisas, clientes insatisfeitos devido:

  • A falta de produtos;
  • Má qualidade no atendimento;
  • Problemas na entrega,
  • Demora nas respostas pelas redes sociais e WhatsApp.

Um bom planejamento ajuda, inclusive, a gastar menos dinheiro e tempo na divulgação das suas promoções para o seu público. 

Cuidados com as vendas de fim de ano 

Tem um site? Verifique se ele está seguro!

É fundamental que o seu site esteja seguro para os seus clientes. 

E, se você não entende muito do assunto, o recomendado é buscar um profissional de Tecnologia da Informação (TI), como um técnico em informática, para verificar alguns aspectos importantes que tornam um site seguro, como: 

  • Uma boa plataforma de hospedagem.
  • Presença de um programa eficiente de detecção de sistemas maliciosos ou vírus;
  • Possuir certificado SSL/HTTPS.

É importante também que você divulgue nas redes sociais e até no próprio site seus principais atributos de segurança. Isso com certeza aumentará a confiança das pessoas em relação a sua loja on-line. 

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Programe-se para ter estoque suficiente

Nem sempre quando o estoque acaba quer dizer que suas vendas de final de ano estão sendo um sucesso.

Afinal, da mesma forma que um baixo giro no estoque é sinônimo de perda de dinheiro, a falta de produtos também é. 

Não abra mão de se planejar com antecedência! A recomendação é que você entre em contato com seus fornecedores tempos antes de iniciar as promoções para garantir estoque, ter mais chances de conseguir descontos, melhorar prazos e ter melhores condições de pagamento. 

Divulgue o seu produto ou serviço onde seu cliente está 

Para ter sucesso com a divulgação das suas ofertas de final de ano, é muito importante ir onde o seu cliente está.

Comece pesquisando quais são as redes sociais que o seu público mais utiliza e também quais são os possíveis pontos físicos onde seus potenciais clientes possam estar. 

 

Prepare sua equipe: treine seus colaboradores e contrate reforço extra

Assim como ter produtos em estoque e uma boa divulgação, a equipe também precisa estar preparada para atender um volume maior de clientes no final do ano. 

Dessa forma:

  • Ofereça treinamentos sobre atendimento ao cliente;
  • Contrate mais pessoas, se precisar, mesmo que você trabalhe sozinho;
  • Organize os horários dos colaboradores e os seus, combine folgas e valores de horas extras com antecedência, para que eles também possam se planejar. 

Conte com diversos meios de pagamento

“Não aceitamos Pix e nem transferência, só dinheiro.” 

“Só parcelamos em duas vezes.” 

“Não aceitamos cartão de crédito. “

Você já desistiu de uma compra porque não aceitava cartão de crédito, débito ou Pix? 

Assim como você, os seus clientes também querem flexibilidade na hora do pagamento. E, a cada dia que passa, o uso do dinheiro em espécie diminui consideravelmente. 

Nesse contexto, aposte em links de pagamento, aceite bandeiras variadas de cartão de crédito e ofereça, sempre que possível, o parcelamento das compras. 

Sabia que as máquinas Stone aceitam pagamentos em até 12 vezes, com taxas atrativas na antecipação? Além de termos integrados em nosso PDV o Pix através do MemoPay Hub. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas.

Compartilhe o prazo de entrega

Sempre informe o seu cliente sobre o prazo real de entrega e jamais prometa fazer algo que não vai conseguir cumprir. 

Do contrário, a reputação do seu trabalho pode ser afetada e você pode perder clientes pela má organização da entrega, mesmo tendo um produto ou atendimento de qualidade. 

Além disso, confirme o endereço, peça pontos de referências, combine horários ou informe o turno (manhã ou tarde) que o produto será entregue. 

Assim, você evita reclamações de clientes, ganha tempo ao fazer uma rota e organizar os horários da entrega.

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